Minha viagem mais recente foi para Istanbul, uma cidade com o passado tão presente nos dias de hoje que até mesmo o hotel em que fiquei tem referência histórica. Hoje vou mostrar um pouco do meu passeio pelo centro histórico de Istanbul, o bairro de Sultanahmet, e dar umas dicas de onde ir e como visitar cada lugar ali.
Sultanahmet foi por muito tempo o coração da Constantinopla, abrigando assim os monumentos construídos nos Impérios Bizantino, Otomano e Romano e, automaticamente, se torna o lugar mais escolhido pelos turistas para se hospedar, por estar muito perto dos pontos de visita e pela facilidade de circular no pequeno bairro.
Então aqui vai a primeira dica: fique hospedado por um tempo no centro histórico, lá você não vai precisar nem de táxi para se locomover durante seus passeios, já que tudo está tão perto que você faz o tour sem perrengues a pé mesmo.

Compre Aqui:
A cidade tem um misto de culturas e religiões passadas, podendo encontrar assim pontos bem diversificados e com contraste bem grande em si, como a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita azul. Uma foi construída durante o império Romano e a outra durante o Otomano, respectivamente. Quando a Mesquita azul começou a ser edificada a intenção era que o lugar fosse maior e mais bonito que a basílica de outra religião.

Além desses, outros pontos turísticos do local são:
A Cisterna da Basílica de Santa Sofia, que foi construída durante o império romano abaixo da Basílica como um reservatório de água para o palácio. Hoje a cisterna é cercada de pontilhões por onde os turístas passam para admirar o local.
O Hipódromo, também conhecido por jardim o praça do Hipódromo, foi um local muito importante durante a época da Constantinopla. Era ali que os eventos mais importantes eram realizados, mas hoje é mais um lugar para boas fotos e descanso entre uma visita e outra.
O Palácio Topkapi, construído por Mehmet, o conquistador, após a conquista da Constantinopla. O Palácio fica atrás da Basílica de Santa Sofia e hoje funciona como um museu.
O Museu de Mosaicos do Grande Palácio, uma área descoberta e restaurada em Sultanahmet que tem o chão coberto por um mosaíco. Todo o chão, na época da Constantinopla, era coberto por mosaícos assim, mas apenas onde é localizado o museu hoje foi encontrado mosaícos inteiros do sec. V ainda.
E os Museus Arqueológicos de Istambul, um complexo perto do Palácio Topkapi que abriga três museus em prédios históricos: o Museu Arqueológico, o Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Quiosque Esmaltado.
Nós sabemos que um dia de passeios assim também requer um look, além de lindo, confortável. Por isso vou deixar aqui também minha escolha de look para este dia como dica para vocês: Um macaquinho bem básico estampado com um tricôzinho, já que o dia estava um pouco mais frio. O casaco de tricô, no caso desta composição, faz toda a diferença e também pode ser tirado se ao longo do dia esquentar um pouco mais, tornando assim seu look mais versátil. Por fim, as minhas botas companheiras para garantir o conforto e a elegância enquanto eu andava bastante.
O Tricô e diversas outras peças vocês podem comprar agora na Mon Regard, a loja do jujucoelho.com.


Eu duvido que depois desse roteiro pelo centro histórico você vá deixar de fazer essa viagem.
E Você, já foi para Istanbul? Deixe aqui nos comentários sua experiência e suas dicas sobre o lugar!
[show_shopthepost_widget id=”3573254″]
https://widget.getyourguide.com/v2/widget.js
Não deixe de compartilhar este post para concorrer a uma viagem para as Maldivas.
Amo tanto essa cidade que nem sei