Cidade de Orleans, na França.

Conheça a cidade de Orleans, na França

No norte-centro da França, há poucas horas de carro de Paris, você encontra uma pequena preciosidade com grande importância na história do país e diversas atividades para fazer. Esta cidade é Orleans, a capital do centro-vale do Loire.

Muito conhecida por ter sido “salva” dos ingleses pela heroína francesa Joana D’Arc, Orleans tem suas peculiaridades e muito a oferecer para turistas que desejam explorar mais a fundo a França.

Estatua de Joana D'Arc em Orleans.
Estatua de Joana D’Arc em Orleans. Foto: Google

A cidade é tão pequena que é possível conhecer tudo a pé e em apenas um dia, mas eu recomendo que fique por ali por pelo menos 2, para que explore tudo com mais calma e não seja tão cansativo. Por Joana ter salvado a cidade, por todos os lugares que você passar ali, vai ouvir falar ou verá algo da honrada francesa.

Inclusive, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é a Casa de Joana D’Arc. Uma replica exata da casa em que ela morou durante sua passagem por Orleans. A casa conta a história da heroína com muita fidelidade e algumas exposições interativas.

Ali também existem outros locais importantes e indispensáveis de se visitar, como o Hôtel Groslo, a antiga câmara municipal da cidade que explica muitas coisas da história de Orleans, e a Catedral de Orleans, que só foi inalgurada na cidade após a libertação da cidade por Joana e até hoje carrega a idolatria pela salvadora.

Catedral de Orleans, na França.
Catedral de Orleans, na França. Foto: Google

Indiquei que ficasse dois dias na cidade porque a parte do centro histórico, citado acima, você consegue visitar com bastante calma no primeiro dia e a pé mesmo, tudo fica muito próximo. Mas Orleans também abriga os castelos mais bonitos e cheios de histórias da França, tire o segundo dia para conhece-los e mergulhar no passado.

Dentre estes castelos estão o Château de La Ferté Saint-Aubin, o Château de Chambord, que levou 150 anos para ser construído e abriga até hoje a escada de dupla hélice projetada por Leonardo Da Vinci. O Château Royal de Blois, o Château de Cheverny que aparece na histórias do personagem Tintin, o Château de Valençay, o Château de Chenonceau, que é considerado um dos mais belos castelos do mundo.

Château de Chenonceau.
Château de Chenonceau. Foto: Google

Além desses também pode-se visitar o Château de Amboise, o primeiro castelo renascentista construído no Vale de Loire, o Castelo de Clos-Lucé, onde Da Vinci passou seus últimos anos de vida e o Château de Chaumont.

A visita a esses lugares vale muito a pena e se for na época do natal, mais ainda. Pois tudo fica decorado de acordo com o clima natalino e, tanto a cidade quanto os castelos ficam lindos.

Gostou de conhecer Orleans? Deixa aqui seu comentário sobre a cidade.
E se estiver planejando sua próxima viagem a França, conte com a gente para montar um roteiro completo e personalizado para você. Basta clicar aqui.

https://widget.getyourguide.com/v2/widget.js

E não deixe de compartilhar este post e me seguir nas redes sociais para concorrer a uma viagem para as Maldivas.

Leave a Reply