Juju Coelho Pinto dá dicas de auto maquiagem.

O Manual da auto maquiagem perfeita

No dia a dia, normalmente, não há tempo para ir todos os dias a um salão ou contratar um maquador profissional para ir a sua casa e preparar sua pele e maquiagem para o dia. E, venhamos e convenhamos, essa ideia de se maquear apenas com profissionais já ficou pra trás. Hoje existem vários produtos e dicas que nos ajudam a nos produzir bem, como se tivessemos ido ao salão, sem sair de casa. E eu vim aqui dar algumas dicas que sigo e dão certo pra mim no day by day.

Preparação da pele

Preparação da pele para a maquiagem.
Preparação da pele para a maquiagem. Foto: Google

Independente de ser uma make para noite ou para dia, a preparação da pele é indispensável e ela vai da limpeza ao primer.

A forma que eu considero mais adequada para preparar a pele é iniciar pela lavagem do rosto com um sabonete, de preferência liquido, adequado para seu tipo de pele e em seguida limpar delicadamente o rosto com um algodão e água micelar, que já ajuda na hidratação da pele pois tem função tonificante além da limpeza.

Se for dia, aplique o hidratante e após ele o protetor solar, mas preste atenção: se seu protetor for sem cor, o primer vem depois dele, mas se ele tiver cor, inverta a ordem. Primeiro hidratante, depois primer e por último o protetor solar que já fara a função da base.

inclusive a questão do primer se aplica também a base. Se seu protetor tem cor, não há necessidade de usar base, mas se ele for incolor, aposte num bb cream, que tem cobertura mais leve e natural. E se tiver olheiras ou manchinhas e se incomodar com ela aplique um corretivo amarelo antecedendo o bb cream.

Já se for uma produção noturna, não há necessidade do protetor, pule do hidratante para o primer e em seguida aplique o corretivo e a base perfeita para você, com a cobertura que achar necessária. Aqui você pode ver também mais dicas de como fazer a pele perfeita, mas agora vamos seguir para outros tópicos.

Existe uma dúvida muito intensa ainda sobre a forma correta de aplicar base e corretivo, mas não tem tanto segredo. O corretivo se aplica com batidinhas, pode ser com os dedos ou pincel, para ter a cobertura desejada e não retirar o produto da pele. Já a base, você pode aplicar com uma beauty blender ou um pincel kabuc. Apesar de diversos dermatologistas indicarem que a aplicação seja feita com as mãos limpas invés de pinceis ou aplicadores, na hora da correria e de se arrumar sozinha eles são uma salvação.

Olhos

Técnica de esfumar a sombra.
Técnica de esfumar a sombra. Foto: Google

Você pode optar por fazer os olhos antes ou depois da base. Eu, particularmente, prefiro fazer antes, para não manchar a pele já feita. Mas se optar por fazer depois, aplique uma boa quantidade de pó solto abaixo dos olhos, assim você consegue retirar o excesso de sombra que normalmente cai durante a aplicação.

Para o dia a dia, aposte em sombras de tons terrosos, naturais e opacos, como marrom, nude e, dependendo da ocasião, você pode usar uma sombra vermelha, que está bastante em alta. mas se for noite, aposte em cores marcantes, mais fortes e, se for fã, brilho.

A combinação mais tradicional para a noite é o fundo marrom opaco, com esfumado preto e pigmento de glitter na palpebra móvel.

E se tem duvidas de aplicação, esfume! Sem medo, pegue um pincel bem fofo para aplicar e esfumar a sombra da forma correta, deixando ela mais intensa ou natural de acordo com o que a ocasião pede.

O rimel é lei, não pode sair sem. Mas o delineador é opcional, existem técnicas para quem não lida muito bem com o produto, para fazer o efeito de delineado com sobra ou nem fazer, deixar apenas no rímel. Escolha sua maneira ideal de finalização e não tenha medo de sair de casa assim.

Boca

Truque para aplicar o batom sem borrar.
Truque para aplicar o batom sem borrar. Foto: Google

Durante o dia a dia eu curto muito mais usar lip balm, hidratante ou um batom mais neutro, nude ou rosinha bem claro. A intenção é ficar o mais natural possível, então não tem muito segredo. Mas para a noite, tem um truque muito bacana para aplicar batom sem borrar.

Faça um X ligando o ponto alto dos lábios com uma linha contornando o centro da parte inferior e é só preencher sem sair das linhas. O desenho sai perfeito e sem muito trabalho.

Finalização

Finalização com Spray fixador.
Finalização com Spray fixador. Foto: Google

Para finalizar a make existem 4 etapas essenciais. Primeiramente aplique pó sobre a zona T do rosto ou sobre os pontos de maior oleosidade, compacto se for dia, mas para a noite o solto e translucido é a melhor opção.

Para o dia, você pode ir do pó ao bronzer ou blush, tudo depende de você. Eu gosto muito de aplicar apenas o blush no dia a dia, para dar o ar de pele saudável. Para a noite, bronzer e blush são extremamente necessários para uma make de arrasar.

O iluminador, como todas sabemos, é a paixão do momento. Você pode usar os mais naturais durante o dia, mas também apostar nos líquidos e mais intensos para a noite.

E o toque final é usar um spray fixador de maquiagem, para tudo ficar no lugar. Assim como os outros produtos, existem os sprays mais rígidos e os mais leves, tudo dependerá, novamente, da ocasião.

Gostou das das dicas? Deixe seu comentário!

[show_shopthepost_widget id=”3589506″]

E não se esqueça de compartilhar para concorrer a uma viagem para as Maldivas.

Leave a Reply