Picture taken during a press visit of the immersive exhibition "Klimt Hundertwasser Poetic_Ai" devoted to Austrian painters Gustav Klimt and Friedensreich Hundertwasser, on April 10, 2018, two days ahead of the opening of l'Atelier des Lumieres, the first Digital Art Centre in Paris. Using 120 video projectors and a spatialised sound system, the multimedia equipment cover a total surface area of 3,300 m2, extending from the floors to the ceilings and over walls up to tenmetres high. / AFP PHOTO / FRANCOIS GUILLOT / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY MENTION OF THE ARTIST UPON PUBLICATION - TO ILLUSTRATE THE EVENT AS SPECIFIED IN THE CAPTION

Conheça o L’Atelier de Lumières

Atelier des Lumières é o centro de arte digital em Paris que apresentou uma exposição imersiva das obras do artista Gustav Klimt.

Com o desenvolvimento da tecnologia de mapeamento de superfícies, os espetáculos de luz e imagens projetados nas fachadas de prédios e monumentos se tornaram cada vez mais frequentes e sofisticados. Por toda a França temos exemplos desses eventos: o Rêve des Couleurs na catedral de Reims, La Nuit aux Invalides e o réveillon no Arco do Triunfo em Paris e, o mais estonteante de todos (apesar de não acontecer nas fachadas e sim no interior de antigas minas de calcário), as Carrières de Lumières, em Baux de Provence.

Na exposição imersiva Carrières de Lumières, imagens de quadros de pintores famosos foram projetadas nas paredes, pisos e tetos das antigas pedreiras (carrières) de calcário da região. Tudo acompanhado de trilha sonora especialmente selecionada para harmonizar com as imagens.

Em 2018 os espetáculos tiveram como tema Picasso e os mestres espanhóis.

L’Atelier de Lumières.

Atelier des Lumières

Inaugurado no dia 13 de abril de 2018, o Atelier des Lumières é o único centro de arte digital em Paris. Localizado em um prédio de 2.000 m² onde funcionava uma antiga fundição, criada em 1835, o local abrigará grandiosas exposições imersivas.

São 2 salas totalizam 3.300 m² de área de projeção, incluindo paredes e piso. Acompanhando as projeções, há sempre trilha sonora criada especialmente para cada evento.

A 1ª sala, Halles, é consagrada ao trabalho dos grandes nomes da história da arte. A 2ª apresenta o trabalho de novos artistas.

L’Atelier de Lumières.

O primeiro grande artista homenageado pelo Atelier des Lumières foi Gustav Klimt.

Na verdade, a exposição foi sobre a cena de arte vienense no fim do século XIX, da qual Klimt foi a principal figura. Além de seus trabalhos, sendo o mais famoso dele ‘O beijo’, foram também projetadas obras de  Egon Schiele e Friedensreich Hundertwasser.

Tudo acompanhado de trilha sonora com peças de Wagner, Beethoven, Chopin e Rachmaninov. Um deleite para todos os sentidos!

L’Atelier de Lumières.

O Atelier des Lumières é mais uma das paradas obrigatórias durante sua visita a Paris e fica na 38 rue Saint Maur, 75011. Estação Saint Maur, linha 3.

E você, já foi no Atelier? Deixe seu comentário!

https://widget.getyourguide.com/v2/widget.js

E não esqueça de compartilhar o post para concorrer a uma viagem para as Maldivas.

Leave a Reply