Conheça o Vitra Design Museum

O Vitra Design Museum é um dos principais museus de design do mundo. Dedica-se à pesquisa e apresentação de design, passado e presente, e examina a relação do design com a arquitetura, arte e cultura cotidiana.

No principal edifício do museu, Frank Gehry, o museu monta anualmente duas grandes exposições temporárias, entre elas retrospectivas a solo, como “An Eames Celebration” (2017), sobre os designers Charles e Ray Eames, “Alexander Girard. Universo do Designer «(2016) ou Alvar Aalto (2014), bem como grandes exposições como» Hello, Robot. Design entre humano e máquina «(2017)» A Bauhaus #itsalldesign «(2015) ou» Lightopia «(2013). Além disso, shows menores são apresentados na Vitra Museum Gallery, que muitas vezes seguem uma abordagem mais contemporânea e experimental.

Juju Coelho Pinto visitando o Vitra Design Museum.

O Vitra Schaudepot, que foi projetado por Herzog & de Meuron, apresenta aproximadamente 400 objetos-chave da extensa coleção e, portanto, se assemelha a uma das maiores coleções permanentes e locais de pesquisa sobre design moderno de móveis em todo o mundo.

Todos os anos, a apresentação é ampliada por três a quatro exposições menores, com foco específico em itens da coleção. Muitas vezes desenvolvidas com designers de renome, muitas das exposições do museu abrangem temas contemporâneos altamente relevantes, como tecnologias futuras, sustentabilidade ou questões como mobilidade e responsabilidade social. Outros estão apresentando tópicos históricos ou exposições monográficas em designers icônicos.

Vitra Design Museum.
Vitra Design Museum.

O trabalho do Vitra Design Museum é baseado em sua coleção, que inclui não apenas os principais objetos da história do design, mas também as propriedades de várias personalidades importantes da área.

A biblioteca do museu e o arquivo de documentos estão disponíveis para os pesquisadores, mediante solicitação. O museu concebe suas exibições para turnês, e elas são exibidas em locais ao redor do mundo. No Campus Vitra, eles são complementados por um programa diversificado de eventos, visitas guiadas e workshops.

Acervo do Vitra Design Museum.

Acervo do Vitra Design Museum.
Acervo do Vitra Design Museum.
Acervo do Vitra Design Museum.
Acervo do Vitra Design Museum.

O Vitra Design Museum foi fundado em 1989 pela empresa Vitra e seu proprietário Rolf Fehlbaum. Tem sua sede em um prédio do arquiteto californiano Frank Gehry. Originalmente concebido como um museu de colecionador privado, o museu inicialmente produziu exposições exclusivas menores, como o de Erich Dieckmann ou o então pouco conhecido Ron Arad.

Na década de 1990, as primeiras grandes exibições internacionalmente aclamadas foram apresentadas pelo museu, incluindo retrospectivas sobre Charles e Ray Eames, Frank Lloyd Wright e Luis Barragán, juntamente com influentes exposições temáticas sobre o cubismo tcheco e o futuro da mobilidade. Paralelamente, o museu iniciou seu sistema de exposições itinerantes de grande sucesso e começou a desenvolver suas próprias linhas de produtos para ajudar a financiar o programa de atividades culturais.

Ao mesmo tempo, a coleção do museu foi continuamente expandida e uma editora independente foi estabelecida. Em 2011, o museu inaugurou um segundo espaço de exposição, a Vitra Design Museum Gallery. Desde 2016, uma seleção inicial da coleção pode ser visualizada on-line. De 1989 a 2010, o museu foi liderado por seu diretor fundador Alexander von Vegesack. Desde 2011, o museu é dirigido por Mateo Kries e Marc Zehntner.

Não deixe de conhecer o Vitra durante sua viagem!

E não esqueça de compartilhar o post para concorrer a uma viagem para as Maldivas!

1 thought on “Conheça o Vitra Design Museum

Leave a Reply