Localizada na fronteira da França , Itália e Suiça . A região está aos pés da maior montanha da Europa, Mont-Blanc, com seus 4810m. Este é um dos lugares perfeitos para quem quer fugir da folia carnavalesca brasileira.
A Mont-Blanc recebe turistas nas 4 estações do ano, por oferecer inúmeras atrações e atividades incluindo diferentes esportes radicais para cada época. Permitindo que qualquer turista fique por lá muito tempo, com várias surpresas a cada dia. A temporada de inverno se inicia em Dezembro e termina em Abril, a melhor época sem dúvidas para estar neste local.
A Chamonix Mont-Blanc, possui hotéis para todos os níveis , comércio de muitas lojas e boutiques, incluindo as grifes mais famosas do mundo. Além de restaurantes para todos os bolsos e gostos e uma infinidade de passeios.
Dessa vez me hospedei no Club Med e gostei muito. Boa localização , comida excelente e super confortável.
E como maior atrativo, Chamonix Mont-Blanc oferece uma vasta variedade de resorts de ski.
Vou deixar aqui a foto com o mapa das pistas de cada resort , lembrando que as verdes são para quem está aprendendo, azuis: nível básico, vermelha: intermediário e pretas é para quem já tem nivel avançado.
Dentre os mais famosos estão :
- Verbier-3 300m ( Suiça)
- Brevent -Flegere 2525m (França)
- Courmayeur – 2755m (Itália)
- Les Grands Montets – 3 300 m (França)
- Domaine de Balme – 2700 m (França)
- Les Houches – 1900 m (França)
Uma boa dica é: se você possuir um nível mais avançado de ski ou snow feche um pacote oferecido pela escola de ski de Chamonix, onde, acompanhado de um professor, você vai descendo as montanhas fora da pista.
Lembrando que “OFF PIST” é perigoso e por isso sempre deve ser feito junto de um profissional que conhece bem a área e sabe quais são os locais seguros para a prática do esporte.
Uma das Montanhas que mais gostei de visitar foi o Aiguille du Midi – 3842 m de altitude .Situada no maciço do Mont -Blanc, é a mais alta das agulhas de Chamonix. A montanha fica na fronteira França-Itália e dela se vê o vale de Aosta e a região italiana de Piemonte .
Para quem subir o teleférico apenas para um passeio, no topo da Aiguille du Midi existe um restaurante denominado 3842 e locais com vista panorâmica, além de uma gift store e quem quiser pode descer esquiando ou retornar a terra firme de teleférico.
Para quem opta por descer esquiando, no meio do caminho de volta existe um bar excelente para fazer uma pausa e recuperar o fôlego.
Além de durante toda a jornada você estar acompanhado da vista que mais parece um fundo de tela de computador do que a própria realidade.
Dentre a lista das montanhas mais famosas para a prática de ski e snow no inverno estão também Vallee Blanche , Lac Blanch e Les Brevent.
Outro passeio que amei fazer em Chamonix foi conhecer o Mer de Glace. Para chegar ao local é preciso pegar o trem na estação de Gare Du Montenvers .
Ao chegar , pode-se apreciar a vista magnifica do Mer de Glace .
E para ter acesso a Ice Cave , ainda é preciso pegar uma gôndola.
E quando você acha que já vai chegar na Ice Cave… Surpresa, você se depara com uma escadaria desmotivante de mais ou menos uns 1500 degraus, além do esforço físico, o frio é surreal. Mas vale muito a pena fazer esse esforço.
Nem preciso dizer o quanto é lindo, né? As imagens falam por si.
Apesar de todo o esforço fisíco e as dificuldades de se chegar até lá, vale super a pena. A volta é um pouco mais desgastante e cansativa, mais ou menos uns 15 minutos subindo degrau por degrau sem parar em meio a um frio de quinze graus negativos.
No Local do passeio, ainda tem uma pequena Galeria de Cristais e o restaurante Du Montenvers, onde se pode saborear um delicioso queijo derretido acompanhado de batatas e jamón servido com com um vinho tinto local super suave e saboroso.
Passeios que também valem a pena conferis são o Le Musee Alpin, que conta a história do Ski e do Alpinismo através de gravuras. A Aarts Master Gallery, a Reserve Naturalle de Aiguilles Rouges e, se você estiver acompanhado de crianças, vale super a pena conferir o Parc de Loisirs de Chamonix.
E é óbvio, nada como um passeio de fim de tarde pela elegante cidade que ainda conta com atividades noturnas agitadas como baladas, infinitos pubs, bares e restaurantes além de um cassino, boliche e mini golfe 24 Hrs.
Um dos lugares que mais gostei de jantar e mais tradicional da cidade é o Le Monchu, onde tive o prazer de saborear o verdadeiro Fondue.
É fato que no inverno do ano que vem estarei aqui novamente, já que o tempo que fiquei aqui não foi o suficiente para conhecer todos os lugares que gostaria e apreciar com mais calma tudo que a cidade tem a oferecer.
Espero que tenham gostado e aproveitem as dicas, comentem aqui em baixo a opinião de vocês!