Conheça o Pujol, um conceituado restaurante na Cidade do México

O Pujol foi fundado por Enrique Olvera há 19 anos na cidade do México a 800 metros do museu nacional de antropologia. Encanta os paladares mais críticos do mundo, desde veganos até quem não coma glúten, e com certeza o meu!

Um dos 50 melhores restaurantes no ranking mundial, o Pujol ocupa a 13º posição com sua alta gastronomia mexicana.

É impossível visitar a Cidade do México sem querer conhecer este lugar de que tanto falam. Eu tive a oportunidade de conhecer e tenho certeza que vale a pena seguir lendo para saber mais sobre essa experiência incrível. E visitar também!

 Olvera, hoje aos 43 anos, é formado em Nova York, mas seus primeiros pratos foram feitos em jantares para amigos e seus pais. Foi assim que o mundo começou a conhecer o incrível chef que estava por trás daquele homem.

O próprio disse, em um dos episódios de Chef’s Table, na Netflix, ter sofrido bastante no começo, já que no México existe um grande preconceito em relação a profissão, mas de cabeça erguida seguiu em frente e hoje sua cozinha, mesmo moderna, não abandona as os ingredientes naturais da cozinha clássica mexicana.

O salão do restaurante além de lindo é bem organizado e aconchegante, apesar de ser um lugar pequeno. É uma mistura de chique com descontraído. Você pode experimentar o menu de degustação que é atualizado de três em três meses observando a bela vista da natureza ao redor do restaurante, ou fazer uma reserva na extensa “Barra de tacos”, um bar de tacos que acomoda até 12 pessoas.

O Menu do lugar é baseado em sua crença de que onde se encontra os melhores ingredientes para lindos pratos é na natureza, assim não utiliza ingredientes artificiais ou com gluten. Existem duas opções para quem visita o restaurante: o menu 01, que é composto por ingredientes terreiros e tem como principal os diversos tipos de milho explorados no México, inclui pratos como Papadzul aberto de quintoniles e um Tamale de café. Já o menu 02 é elaborado com frutos do mar e você pode provar desde um delicioso Ceviche de pescado até um polvo mais complexo com picles e cenoura. É importante ressaltar que o chef toma todo o cuidado com seus ingredientes, sem agredi-los ou alterar o seu sabor, ele apenas destaca os sabores. O que torna a experiência ainda mais singular.

Além de extremamente saborosos, a apresentação dos pratos é bela e conceitual.

Henrique prova em sua gastronomia que o que torna um prato incrível não é a quantidade de gordura que utiliza e sim a qualidade dos temperos e ingredientes.

Com certeza vale separar um tempinho na sua viagem para desfrutar de um momento único assim. Afinal, não é qualquer restaurante.

Foi um prazer imenso e uma experiência inigualável poder estar neste incrível restaurante de um chef tão conceituado e premiado como Henrique Olvera. Ainda estou sem palavras para esta experiência, sou muito grata por abrirem sua cozinha para mim e sem dúvidas desejo voltar mais vezes.

Leave a Reply