Juju Coelho Veste look do dia cropped e saia morena rosa
Destino Dicas de Viagem

Os Pontos Turísticos de Zagreb


Hoje levo vocês para conhecer os pontos turísticos de Zagreb, capital da Croácia. Primeiramente, quero dizer que acabei de chegar na cidade e já estou muito apaixonada por este local encantador.

De forma que a cidade de Zagreb é o meu primeiro destino após a pandemia do Covid-19. Portanto, para os que ainda não estão sabendo fiz uma lista completa dos países aos quais os brasileiros estão autorizados a viajar a turismo. (Clique Aqui).

Sobre a cidade de Zagreb:

A cidade de Zagreb é a capital da Croácia e está situada no noroeste do país. De modo que, a linda cidade se estende pelas encostas meridionais da montanha Medvednica e ao longo das margens do rio Sava, na encruzilhada entre a Europa Central. No entanto entre o Adriático e o resto da Península Balcânica. Contudo apesar de ser uma pequena cidade possui uma população com aproximadamente 802.338 habitantes.

Juju_Coelho_Veste_Look_Onça_sommer_sapato_arezz0_e_acessórios_le_briju_na_cidade_de_zagreb
Juju coelho veste conjunto sommer, acessório Le Briju e Sandália Arezzo.

Quais os principais pontos turísticos da Cidade de Zagreb?

Pontos turísticos de Zagreb:

1 – Catedral de Zagreb:

A maior construção sacra croata é dedicada à Assunção da Virgem Maria, Santo Estêvão e São Ladislau. Obteve o seu aspeto atual neo-gótico no século XIX. depois de um grande terremoto. Vale a pena visitar o interior da catedral e admirar a riqueza artística, os vidros pintados e o maior orgão de Zagreb. A catedral está cercada pelas muralhas renacentistas do século XVI.

2 – Dolac:

A maior e a mais bonita feirinha da cidade, recheada de frutas e verduras locais, queijos deliciosos, azeites de oliva, mercado de peixes, souvenirs e artesanato, lavanda, mel e produtos caseiros provenientes de toda a Croácia. Os zagrebinos adoram os mercados e tem 25 espalhados pela cidade. A feirinha está aberta todos os dias, menos nos feriados.

3 – Tkalčićeva:

A rua mais encantadora de cidade está cheia de bares, cafés e restaurantes. Um lugar a ser visitado a qualquer hora do dia, tomar um cafezinho, almoçar ou tomar uma cerveja ou vinho a noite. Senta-se em um dos cafés e observe as pessoas passando pela rua. Uma das estátuas da rua é da Marija Jurić Zagorka, a primeira mulher jornalista da Croácia e escritora de vários livros interessantes. Não deixem de tomar uma cerveja artesanal na cervejaria Mali medo.

4 – Porta da Pedra:

No caminho para a Porta da Pedra, visitem a charmosa rua Radićeva que tem lojas de designers locais, de gravata e alguns bares.
Antiga porta da muralha medieval é a unica preservada porta de entrada a Gradec, atualmente um local de oração e milagres. No interior está localizada a Capela da Virgem Maria da Porta de Pedra, padroeira de Zagreb. Temos também a antiga loja medieval onde podem comprar uma vela para ascender. O quadro da Virgem Maria e o menino Jesús sobreviveu o incêndio de 1731. e a Porta da Pedra se converteu num lugar onde os milagres acontecem.

5 – Farmácia mais antiga de Zagreb:

Um pouco acima da Porta da Pedra, está localizada a farmácia mais antiga da cidade “K crnom orlu.” Mencionada pela primeira vez em 1355., funciona desde então até hoje. Um dos famosos farmacêuticos que trabalhavam na farmácia foi o Nicolo Alighieri (bisneto do Dante Alighieri). A farmácia produz vários cremes, chás, e o souvenir mais famoso é o protetor labial de cacau.

6 – Praça de São Marcos:

Juju Coelho Veste Shorts e Blusa amarela na cidade de Zagreb
Juju Coelho veste shorts e blusa Morena Rosa, sandália Arezzo e acessórios Le briju.

O centro político do país se destaca com o Parlamento e o Palácio do Governo, mas o que mais chama a atenção dos visitantes é a deslumbrante Igreja de São Marcos, conhecida pelo seu telhado lindo com as cores da bandeira croata e cidade de Zagreb. É um local histórico onde foram proclamadas a separação da Croácia do Império Austro-húngaro e a independência da Iugoslávia.

7 – Torre de Lotrščak:

Uma das construções mais bem preservadas do antigo sistema de fortificações da cidade, a torre foi construída no século XIII. Conheçam o canhão de Grič, que podem ouvir todo dia ao meio-dia em ponto. Recomendo subir na torre e chegar ao belo mirante e apreciar as vistas.

8 – Funicular

O mais curto funicular do mundo (apenas 66m) une a Cidade Baixa e a Cidade Alta desde 1890 em só 64 segundos. É o transporte público mais antigo da cidade. Aproveitem esse passeio romântico, com a saída a cada 10 minutos.

Ao sair de funicular os visitantes da cidade podem caminhar pelo Strossmayer Promenade, primeiro passeio público de Zagreb que oferece uma vista maravilhosa para a Cidade Baixa. O escritor croata Antun Gustav Matoš também adorava contemplar essa vista e se inspirar para escrever seus poemas. Descubram onde está a estatúa dele mostrando o escritor sentado no banco. O passeio está arvorizado e cheio de castanheiras, um bom lugar para namorar ou se inspirar.

9 – Praça do vice-rei (ban) Jelačić

A praça principal e o coração da cidade. No centro da praça se encontra a estatúa do vice-rei (governador) Jelačić, um dos heróis nacionais da Croácia. Os bondinhos azuis passam pela praça, onde também podem achar a casa de câmbio, os cafés, o Centro das Informações Túristicas e as bancas do jornal. Façam um pedido na Fonte de Manduševac, a nossa fonte dos desejos. Na praça vocês podem sentir o movimento da cidade e observar a vida local.

10 – Túnel de Grič

Túnel Grič em Zagreb é um túnel misterioso que liga as ruas Mesnička e Radićeva. O túnel tem 350 metros de comprimento, 3,2 metros de largura e 5,5 metros de largura na parte central. Foi aberto ao público em julho de 2016. Foi projetado no ano 1943 durante a Segunda Guerra Mundial quando começaram os bombardeios dos aliados e também foi usado na Guerra pela Indepêndencia Croata. Tem quatro entradas e saídas.

O magnífico conjunto de praças e parques do século XIX. está localizado na Cidade Baixa.

Conheçam o Parque Zrinjevac,  a Ferroviária (Glavni kolodvor)Hotel Esplanade (construído para os passageiros da linha de trem Orient Express), a Academia Croata de Ciências e Artes, a Praça do Rei Tomislav e o Pavilhão de Arte, o Jardim Botânico, o Teatro Nacional Croata, o Arquivo do Estado, o Museu Mimara, a Academia de Música e a sede da Universidade de Zagreb.

11 – Ilica

A rua principal da cidade (curiosidade: tem 5653m ), conhecida como a rua das compras onde podem encontrar marcas como Zara, Mango, H&M, Springfield, Terranova, Calliope, Calzedonia. Na rua Ilica se encontra a sorveteria mais conhecida e tradicional da cidade “Vincek” e a loja de departamento Nama. A rua é muito bonita, bem movimentada de dia e noite. É preciso ter cuidado na hora de atravessar porque os bondinhos azuis passam pela rua.

12 – Cemitério Mirogoj

Apesar de se tratar de um cemitério, tem a apariência de um castelo com suas cupolas e arcos e ambiente de parque. Obra do arquiteto Herman Bollé, último lugar de repouso de muitos croatas importantes, se destaca com o túmulo do primeiro presidente croata Franjo Tuđman. Mirogoj é único cemitério onde estão enterradas as pessoas de todas as religiões católicos, judeus, muçulmanos, protestantes, ortodoxos e que não tem barreiras físicas (muros) entre as pessoas de uma e outra religião. Para visitar o cemitério podem pegar o ônibus 106 perto da Catedral.

13 – Maksimir

O mais antigo e bonito parque da cidade. Foi projetado em estilo inglês e inaugurado em 1794. O parque tem cinco lagos e o Jardim Zoológico. Depois de visitar o parque, os amantes de futebol podem conhecer o estádio de clube local Dinamo.

Para os visitantes que gostariam de conhecer um pouco a parte mais moderna da cidade, sugiro alugar uma bicicleta e conhecer a Sala de Concertos Lisinski, a Biblioteca Nacional, o lago Bundek e o Museu de Arte Contemporânea.

No entanto, espero que tenham gostado das minhas dicas pela cidade de Zagreb e vejam também onde comer e beber e minha sugestão de onde se hospedar durante a sua estadia na capital croata. De forma, que quero também deixar registrado o meu agradecimento e recomendar a fotógrafa @izaobjektiva que foi a responsável pelas minhas produções fotográficas durante a minha passagem pela cidade de Zagreb. Além disso, para quem busca saber para quais países os brasileiros estão autorizados a viajar clique aqui.

Grande beijo.

Compartilhe esse post:

Redes Sociais: @Jujucoelhoblog

Blogueira de Moda Juju Coelho

jujucoelho

O processo de criação começa com uma experiência, uma cena, uma história, um conceito que eu criei a partir de algo que vivi. A partir deste ponto, recriei ou recrio o meu cenário por trás das minhas lentes fotográficas, da minha arte, da minha forma de me vestir ou me comunicar através da minha maneira particular de sentir e ver meu ambiente. Eu sou uma fotógrafa brasileira, amante da moda, arte e gastronomia. Após anos viajando o mundo decidi compartilhar as minhas dicas de moda e experiências por mais de 90 países por onde eu passei. No meu núcleo, o foco é a cultura e a diversidade e como eu a manifesto através do meu blog.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *